Mostra de fotografias, uma Jaguar Parade com onças ocupando o parque Ibirapuera, ou uma projeção mapeada lançando a Virada em uma esquina da avenida Paulista, um dos principais eixos culturais da cidade de São Paulo. A programação de artes visuais da Virada Sustentável instiga a reflexão e o questionamento, de forma lúdica e diversa, em exposições especiais.
Depois de 10 anos da primeira intervenção no Minhocão, chamada Jardim Suspenso da Babilônia, Felipe Morozini volta ao seu maior objeto de estudo, o Parque Minhocão, para finalmente pintar toda a estrutura com flores gigantes de cal. Na primeira vez o Minhocão tinha sido eleito a obra mais feia de São Paulo.
Desta vez, depois de tantos anos discutindo esse espaço, algumas pessoas ainda não entenderam a importância deste lugar para todos que lá vivem e para todos os milhares de frequentadores.
Hoje o cenário é diferente. O Minhocão era um não lugar da cidade. Hoje é um dos locais mais democráticos da cidade. A intervenção, que ganhou prêmio em NY naquele ano ( Babelgum Festival ), teve repercussão mundial na mídia e dialogou com toda a região, inserindo o Minhocão num circuito de turismo e lazer.
O desejo em 2009 era poetizar para os vizinhos, que abrissem suas janelas e vissem flores gigantes. Hoje nós queremos poetizar todos os bairros que circundam a estrutura, poetizar a cidade. A obra promove a reflexão sobre o poder de transformação do espaço público, atraindo as pessoas para simplesmente pintar flores no asfalto, ressignificar a própria cidade, trazendo o senso de coletividade e principalmente de comunidade. Um projeto para desenvolver a empatia e a gentileza com o próximo.
Local: Minhocão
Dia: 25/08
Horário: Das 10h às 17h
A Visualfarm, produtora de conteúdos visuais que desenvolve espetáculos de mapping e experiências audiovisuais, se une ao Imagine 2030, que tem como missão ativar o poder de transformação das pessoas tendo a imaginação como guia, para apresentar o Vídeo Mapping Imagine 2030, que traz um conteúdo artístico supondo que a agenda 2030 seja cumprida. Das 19h às 3h o público poderá acompanhar a projeção, reforçando a importância de acreditar que é possível acreditar em um mundo melhor.
Local: Edifício Anchieta (Cruzamento da Paulista com a Consolação)
Dia: 21 e 22/08
Horário: 19h às 00:00h