Prainha de Paulista
Em “EXPEDIÇÃO PACÍFICO”, o mais novo espetáculo da Cia Truks, o grupo trata de fazer, da grande Ilha de lixo que cresce a cada dia em algum ponto do Oceano Pacífico, cuja extensão já é maior do que vários estados do Brasil juntos, uma sutil alegoria de situações da cidade de São Paulo. Na Grande Ilha de Lixo do Pacífico é que vão parar toda a sorte de detritos e rejeitos da nossa humanidade. Pois bem, conduzindo uma carroça de lixo repleta de descartes, vemos, nas figuras de dois “carroceiros”, gente tão simples e humilde, o ser humano marginalizado pela sociedade, tratado à deriva pelos asfaltos, tal como o lixo que navega pelo oceano. Neste espetáculo, no entanto, os tratamos como verdadeiros poetas.
Aqui, os dois criativos catadores de lixo são capazes de construir, de quase nada – apenas sacolas e lonas plásticas, um mundo fantástico, de diversão, bom humor e muitos sonhos. Na medida em que recolhem o lixo da grande cidade, o transformam em verdadeira poesia visual, criando belíssimas imagens, divertidas criaturas e incríveis cenários para onde são capazes de viajar, e onde viverão as suas pequenas aventuras e brincadeiras: o polo norte, o meio do oceano, uma grande floresta e, por fim, é claro, chegarão até a grande Ilha de Lixo do Pacífico.
Com: Cia Truks
A Cia. Truks foi criada em 1990, e desde então apresenta seus espetáculos de repertório em teatros, escolas, instituições ou espaços alternativos de todo o Brasil.
Não somente, participa de mostras e festivais de Teatro e Teatro de Animação em países do exterior, e em eventos e congressos vinculados à educação e à cultura.
Paralelamente, ministra cursos e oficinas sobre o teatro para crianças, técnicas de animação de bonecos, objetos e figuras, além de cursos sobre procedimentos dramatúrgicos. O grupo é referência nacional na arte do Teatro de Animação, bem como um dos principais expoentes do teatro para crianças no Brasil. Recebeu mais de 40 menções honrosas, entre prêmios e indicações. Coordenou o CENTRO DE ESTUDOS E PRÁTICAS DO TEATRO DE ANIMAÇÃO DE SÃO PAULO, espaço de referências desta linguagem artística, em projeto da Prefeitura do Município, entre 2002 e 2012. Nesse espaço o grupo foi diretamente responsável pela criação de dezenas de novos grupos e profissionais do teatro, e presenteou a cidade de São Paulo com apresentações teatrais de grupos de todo o país e também do exterior.