Carregando Eventos
Ministério da Cultura, Governo de Minas e Cemig apresentam: Virada Cultural 2025 BH. De 07 a 11 de maio.

Oficina e exposição itinerante de Gambiologia

Data: 10/05/2025

Local: Casa Sapucaí

Horário: 10:00 às 14:00

Duração: 4 horas

Categoria: Oficina

Sobre

Desde 2022, o Hacklab Volante circula por cidades brasileiras, em diversos estados. O micro-ônibus adaptado do projeto Gambiologia já visitou mais de vinte cidades e atingiu cerca de quinze mil pessoas, que puderam conhecer mais sobre experimentos eletrônicos, reaproveitamento de sucata, energia sustentável, arte multimídia e gambiarra em geral.

Misturando galeria de arte, oficina, museu de engenhocas e feira de Ciências itinerante, o micro-ônibus agora volta a Belo Horizonte para dois dias de apresentação durante a Virada Sustentável, na rua Sapucaí (bairro Floresta), nos dias 10 e 11 de maio. Gratuita e aberta ao público, a visitação acontece das 12h às 16h, no sábado e domingo. Durante a parte da manhã, de 10h às 12h, os educadores do Gambiologia vão oferecer oficinas gratuitas de arte eletrônica.

O Hacklab Volante é um laboratório que leva a espaços públicos atividades de formação em arte e tecnologia, combinadas de modo a incentivar a sustentabilidade ambiental e econômica. Ele parte de conceitos do movimento Gambiologia, que estuda a gambiarra para aplicação na arte contemporânea. Um dos fundadores do Gambiologia, Fred Paulino, que é coordenador geral e pedagógico do projeto, explica que o Hacklab Volante se propõe a “discutir a tecnologia como ferramenta de transformação social, a fim de estimular o pensamento crítico e promover o acesso e a melhor compreensão do público em geral ao universo eletrônico”.

O veículo é uma escultura eletrônica ambulante com estética nada minimalista, que chama atenção com sua sinalização artística diferenciada. Nele, habitam obras interativas, esculturas mecânicas, jogos eletrônicos, energia solar, sintetizadores, arte sonora e “o menor cinema do mundo” – obra de autoria coletiva que consiste em uma uma cabine de exibição para apenas duas pessoas. Ao todo, em BH, são 20 obras, de diferentes artistas, entre eles Fred Paulino e os também mineiros Marcelo Kraiser e Sara Lana; o paulista Guto Lacaz; e o argentino Jorge Crowe.

Arte multimídia e formação educativa – Na parada em BH, as visitas serão guiadas por monitores, que apresentarão os conceitos científicos e artísticos das obras, e devem ter duração média de dez minutos, com grupos de seis a oito pessoas. Além das obras em exposição, o projeto leva conteúdos educativos, experiências eletrônicas, incentivo ao uso de fontes de energia sustentável e demonstrações de funcionamento de materiais eletroeletrônicos e manejo de ferramentas. “A gente busca apresentar às pessoas essa linguagem artística, que é acessível, que trata de temas muito relevantes, muito caros à sociedade, de uma forma que as aproxime. Porque, muitas vezes, ela é tratada com uma sofisticação que causa justamente o contrário, que faz com que ela se distancie. Portanto, hoje é praticamente um pré-requisito do projeto trabalhar desta forma acessível, democrática, inclusiva”, afirma Fred, destacando que o Hacklab Volante tem rampa para cadeirantes e áudio-guia.

A oficina a ser ofertada pelo grupo no evento é chamada de “Lanternas gambiológicas”. Trata-se da construção de lanternas de LED utilizando-se embalagens plásticas recicladas de produtos diversos. A oficina oferece uma iniciação à eletrônica e incentiva a conscientização em relação ao meio ambiente e à reciclagem de materiais. Os participantes levam seu próprio objeto desenvolvido para casa após a oficina. Nas oficinas de Gambiologia, todas as peças criadas são únicas, personalizadas pelos participantes.

Gambiologia
Com mais de quinze anos de existência, o projeto Gambiologia começou como uma campanha, consolidou-se como coletivo e evoluiu para uma plataforma aberta de investigação criativa e conceitual. Arte, educação, tecnologia, design, experimentação, sustentabilidade e reaproveitamento de materiais se combinam no conceito e na prática da gambiarra. A proposta é pesquisar, adaptar, improvisar e combinar elementos na criação de objetos, engenhocas e artefatos que transitam entre o eletrônico, o decorativo, o funcional e o artístico. Os resultados podem ser obras de arte ou peças utilitárias. Em gambiologia, o que importa é inventar, resgatar objetos descartados e descobrir, de forma criativa e inusitada, novas funções e maneiras de utilizá-los.

Sobre Fred Paulino – Coordenador geral e pedagógico do Hacklab Volante, e mentor do projeto Gambiologia. Artista, designer, curador e pesquisador, com foco nas relações entre arte, tecnologia, política e cultura popular. Coordena e participa desde a década de 1990 de iniciativas na área criativa, como Estúdio Mosquito, Osso Design e Graffiti Research Lab Brasil. Participou como artista convidado, palestrante e oficineiro de dezenas de eventos de arte e tecnologia no Brasil, África do Sul, Áustria, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França e Japão. Desde 2008, organiza e integra exposições, publicações, consultorias e atividades educacionais. Idealizou e organizou projetos como a “Facta – Revista de Gambiologia”, as exposições “Gambiólogos – A Gambiarra nos Tempos do Digital” e “Maquinações – Artistas, Máquinas e a Invenção do Cotidiano” e “Favela Hacklab”. Transformou a ciência da gambiarra em projeto social.

Artista/Grupo: Gambiologia

Localização

Local: Casa Sapucaí

Rua Sapucaí, 303 – Floresta Belo Horizonte, MG 30150-050 Brazil

Veja também

Local: Museu de Artes e Ofícios

Local: Museu de Artes e Ofícios – Sala Multiuso – Prédio B

Local: Espaço Comum Luiz Estrela