ONU celebra 10 anos da ação que eliminou discurso de ódio nas redes
Para lidar com o aumento de notícias falsas circulando na internet durante a pandemia de COVID-19, a ONU lançou a iniciativa global, chamada Verificado, e o Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) é o coordenador desta ação no país. A Verificado mudou o foco, em função do término da pandemia, mas o combate à desinformação, que instiga e incentiva o discurso do ódio, continua sendo uma das prioridades de ação do UNIC Rio.
O Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) abriu suas portas em 1947, e é o primeiro escritório desse tipo criado pela ONU na América Latina.
O UNIC Rio é um elo ativo entre a ONU e os meios de comunicação, as instituições educacionais, as organizações não-governamentais e governamentais.
A Assembleia Geral da ONU decidiu, em 1946, que fossem estabelecidos escritórios para que os povos de todo o mundo conhecessem as atividades das Nações Unidas. Os Centros de Informação das Nações Unidas (United Nations Information Centres, ou, na sigla em inglês, UNICs) estão presentes hoje em mais de 50 países, nos cinco continentes.