Cultura - Virada Sustentável SP tem programação repleta de shows e atividades musicais

O festival será realizado entre os dias 23 e 26 de agosto, com centenas de atrações gratuitas na capital paulista; shows de Elza Soares com As Bahias e a Cozinha Mineira, Maestro João Carlos Martins e Palhaça Rubra são alguns dos destaques 

São Paulo, agosto de 2018 - A 8ª edição da Virada Sustentável em São Paulo será realizada de 23 a 26 de agosto, com centenas de atrações musicais em diversos locais nas cinco regiões da cidade, como Parque Ibirapuera, MAC, Unibes Cultural, CEUs, Parque Augusta, Tomie Ohtake, entre outros. 

O evento, que vem reunindo milhares de pessoas a cada edição, promove uma programação recheada de shows e experiências que exploram essencialmente o poder da música. As atrações abrangem diversificados gêneros, entre eles o jazz, samba, reggae, mantras e clássica. 

Confira a programação detalhada: 

Shows

Parque Ibirapuera - Palco principal

No sábado, 25, a programação infantil dá o tom, durante o dia, no palco principal. A Banda Estralo abre a programação, a partir das 11h, seguida pela Orquestra Praticatatum às 14h, com 25 músicos e 10 cantores no coral tocando um repertório com arranjos e releituras de músicas clássicas e populares que agradam todas as faixas etárias. Já às 18h, Elza Soares convida As Bahias e a Cozinha Mineira para uma apresentação especial do show “A Voz e a Máquina”.

Já no domingo, 26, o palco principal do Ibirapuera recebe atrações como o cantor Chico Salem, com o show “Maior ou Igual a Dois”, às 11h, além da Palhaça Rubra, que se apresenta com os grupos Tiquequê, Triii e Trupe Pé de Histórias.
Parque Augusta

Às 15h do dia 26, a quadra diante do Parque Augusta recebe ainda o show João Carlos Martins e Jovens Talentos, do célebre maestro com a presença de novas estrelas da música erudita, como a violoncelista Kely Pinheiro (nascida em uma favela do Rio de Janeiro que ganhou uma bolsa em uma das melhores escolas de música do mundo – Berklee) e a violinista Nathália Oliveira (moradora da Zona Leste de São Paulo, que ganhou bolsa para uma das melhores escolas de música do mundo, na Áustria). Além delas haverá a apresentação do tenor Jean William, da cantora Claudia Noemi, o Quinteto Brasileiro de Cordas e o pianista Davi Campolongo, de 11 anos.
O show é realizado pelo Reciprocidade - programa do Catraca Livre de estímulo à criatividade, que por meio de campanhas de mobilização tem como objetivo o apoio a duas destas artistas:
https://www.catarse.me/da_zona_leste_para_austria_2586?ref=project_link
https://www.catarse.me/heliopolis_na_alemanha_6460?ref=project_link

Outros destaques
MAC (Museu de Arte Contemporânea)
No dia 25, das 16h às 18h, o clima tranquilo e acolhedor de fim de tarde tarde fica ainda melhor por conta do Jazz ao Por do Sol, que foi inspirado nas jam sessions e happenings ao ar livre. Os músicos renomados da atual cena de jazz paulistana criam um som híbrido entre músicas calmas e lounge até temas festivos e dançantes, mesclando com reinterpretações jazzísticas de clássicos da música eletrônica. Já no domingo, 26, a partir das 16h, é a vez do Jazz no Jardim, que quer trazer para o grande público da cidade a qualidade musical de shows de virtuose e improvisação, desvinculando a ideia de que o jazz exige ambientes formais e caros. A intervenção Banda Literária - Cia Farnel de Artes, composta por 2 músicos/atores, se apresentam da 15h às 16h com diversos instrumentos e seus poemas, histórias, músicas e canções. No domingo (26), um pouco mais cedo, às 10h, o Quarteto de Cordas "Vênus" se apresenta com repertório que vai do clássico ao tango e à música nordestina.
Jazz na Kombi
No Parque Mário Covas, o grupo Jazz Na Kombi promove a música de maneira inteligente e curiosa ao longo dos dias 25 e 26, em duas apresentações diárias. No dia 25, das 11h à 12h, apresentam o Jazz do absurdo, com releituras para improvisação de músicas pop contemporâneas, dotados com sarcasmos, polirritmias, ironias e formação variada e inusitada. No mesmo dia, das 16h às 17h, o Loquazz será mediado pelos poetas Giovani Baffô, Thiago Calle e Aline Binns, que trarão seus poemas das margens e da selva para planar sobre o som - com uma bateria potente, um sax virtuoso e baixo compondo um groove experimental. No dia 26, das 15h às 16h, Vinicius Chagas - grande talento da improvisação no sax - deseja levar espiritualidade ao tocar, a fim de incorporar sons ancestrais. Das 11h à 12h, a cantora e compositora espanhola Alba Santos traz seu trabalho autoral, que possui reflexo de todas as experiências já vivenciadas por ela no Brasil, com matizes do soul, melodias jazzísticas e tempero da música latino americana. Todos estes eventos acontecem no Parque Mário Covas.
No Pátio Dr. Arnaldo, no dia 24, das 7h às 9h30, a festa matinal Wake desafia as pessoas a reinventarem suas rotinas urbanas para torná-la mais harmoniosa, com yoga, dança, meditação, gastronomia saudável e trocas de experiências.

Parque Ibirapuera

Serraria - Programação Zen

No dia 25, a partir das 16h, DJ Dre Guazzelli, importante nome da cena de música eletrônica, se encontra com a trainer e terapeuta Rajany, em uma união entre o desenvolvimento humano e as pistas de dança, no Dance MeDREtation

Já no dia 26, das 14h às 14h45, Nicole Salmi, cantora paulista apresentará seu quarto disco autoral ‘Auto Mar’, com um estilo de música brasileira pop contemporânea. Das 15h às 17h o Awaken Mantras tem o objetivo de levar ao público os bhajans - que são orações em forma de canções, cheias de significados, conteúdo devocional e também uma forma de meditar. Na mesma data, das 16h às 18h, o grupo Samba Zen, com a missão de transformar, trazer harmonia e alegria através da vibração dos mantras e dos tamborins, acredita que com esta junção, é possível acessar um outro estado de consciência. Para fechar a programação musical do dia, às 18h, o PicNic Lounge acompanha o cair da noite no domingo, com intervenções artísticas e trilha sonora suave: folk, chanson, eletrônica ambient, dreampop, balearic, cosmic disco, jazz, instrumental brasileira e sons da natureza. 

Rua das 100 minas
Dia 26 de agosto, das 9h às 18h30 a Rua Heliodoro Ébano Pereira, na Lapa (MAPA) será palco para grands idealizações feitas apenas por mulheres. O som de DJ Set de Gabi Pensanuvem e Mari Boaventura - Sounds of Siririca - animará o público das 10h às 18:30h.
O show do grupo Obinrin Trio é composto pelas gêmeas Raíssa e Lana Lopes. As vozes harmonizam o amor mas também o grito de revolta que dão por muitas outras. O som terá duração das 11hh às 12h30. Para finalizar a programação musical do local, a apresentação de Afroxé do grupo Baque Bolado acontece das 17:30h às 18h30, em uma formação apenas com mulheres.
A iniciativa é uma realização da Prefeitura Regional da Lapa, em parceria com a Virada Sustentável e com o patrocínio da Liberty Seguros. Após a ação, o espaço será simbolicamente batizado de Rua das Cem Minas.
Outras atrações
No dia 23, quem dá o tom inicial é o show lírico Sangria, que faz fronteira entre sarau, show musical e jogo cênico. Acontece no lounge do Unibes Cultural, das 18h30 às 19h20.
A Seresta de Sexta na Casa dos Trovadores Urbanos é sempre sucesso e, desta vez, será totalmente dedicada a homenagear o grande paulista Adoniran Barbosa no dia 24, das 19h às 22h. Nesta data, das 18:30h às 19h45, o grupo Os Escolhidos - jovens músicos proveniente da República Democrática do Congo - se apresentarão com músicas diversas cantando a capella, no Lounge do Unibes Cultural.
O Show Mutum, que acontece no dia 24, das 21:30h às 22:30h no Instituto Tomie Ohtake, do poeta, “artivista”, e diretor artístico do espetáculo Jairo Pereira, aguça a autorreflexão por dias melhores e uma sociedade equânime e não violenta, unindo música e poesia.
A Balada Zen, no dia 25, das 19h às 22h no Aflora Comunidade de Inovação e Consciência, será comandada pelo DJ Govinda Das. A banda Reggae Little Lions tocará o melhor da música reggae num projeto desenvolvido especialmente para crianças, com um repertório de trilhas de filmes, canções populares e clássicos da MPB. Será no dia 24, Céu Butantã, das 15h às 16h.
O CEU Caminho do Mar recebe Adriana Sanchez no dia 24, que fará um show em homenagem a um dos sanfoneiros mais ilustres do Brasil, o Tributo à Luiz Gonzaga. A apresentação será 20h às 21h.

Parque Ibirapuera - Festival Mundaréu 

Nos dias 23 e 24, das 14h às 15h30, o pocket show interativo do grupo Escalafobéticos traz um repertório baseado em canções da cultura popular utilizando instrumentos musicais com objetos do cotidiano ressignificados.

No dia 26, das 12h às 14h, o projeto Ilumina Sampa leva canções ao público para que façam uma pausa para o relaxamento com ritmos brasileiros - tais como capoeira, ciranda, marchinha, samba, entre outros. 

Quer compartilhar?