Rodas de conversa trazem discussões sobre sociedade, água, resíduos, mobilidade e economia colaborativa
Rodas de conversa trazem discussões sobre sociedade, água, resíduos, mobilidade e economia colaborativa

Quer compartilhar?


Rodas de conversa trazem discussões sobre sociedade, água, resíduos, mobilidade e economia colaborativa

Rodas de conversa trazem discussões sobre sociedade, água, resíduos, mobilidade, e economia colaborativa para  Virada Sustentável São Sebastião - Ilhabela 

Troca de conhecimentos movimenta assuntos relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de fundamental importância para as duas cidades. 

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram definidos durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015. Ao todo, a agenda é composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. Estão previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, crescimento econômico inclusivo, entre outros.

São os ODS a base das atividades escolhidas para todas as edições da Virada Sustentável e particularmente, em São Sebastião e Ilhabela, foram eleitos 6 deles para guiarem rodas de conversa durante o evento. Tais discussões são pontos altos da programação, já que abrem um espaço inclusivo, com questões pertinentes às duas cidades, sua conexão e desenvolvimento. 

Formato e abordagem convidativos 

Abertas ao público e realizadas em locais de fácil acesso e em diferentes horários, as rodas de conversa serão abordagens informais orientadas por especialistas atuantes nas áreas em foco e participantes presentes. No formato “aquário”, os convidados farão uma introdução abordando o tema de sua competência e depois, acontecerá uma conversa mediada entre público e convidados, cada um trazendo sua bagagem acerca da discussão.

“De forma colaborativa, as rodas reúnem diversos atores da sociedade para pensar em como podemos construir cidades mais justas, igualitárias e sustentáveis.”, pontua a empreendedora Tatiana Araújo, uma das organizadoras da primeira Virada Sustentável São Sebastião e Ilhabela 

Para enriquecer os debates, um tema macro foi definido pelo conselho do evento a fim de instigar os grupos e trazer à tona particularidades comuns às cidades. 

 

Participações, horários e temas confirmados

RODA DE CONVERSA SOBRE ÁGUA e VIDA MARINHA

Dia 07/10 das 11h às 13h no Circo Burlesco em Ilhabela           

Convidados confirmados: Kellyn Leite (ICMBIO), Claudio Gonçalves(CEBIMAR), Aurea Ciotti (CEBIMAR) e João Carlos Shimada.

Com a missão de discutir o tema “Como o modelo de desenvolvimento das duas cidades está impactando a vida marinha. O que podemos fazer para reduzir os impactos?”, os convidados ajudarão no debate sobre vida marinha e as ameaças existentes em nosso litoral.

 

RODA DE CONVERSA DE MOBILIDADE:

Dia 07/10 das 14h às 16h no Circo Burlesco em Ilhabela 

Convidados confirmados:

Theo Uberisch

Renata Falzoni, autora do portal Bike é legal, cicloativista conhecida nacionalmente por sua luta por cidades mais inclusivas em termos de mobilidade.

Eduardo Melchert, cicloativista de São Sebastião que participou de mobilizações para a construção da ciclovia da cidade e hoje só se locomove dessa forma. 

Os convidados e público presente vão debater sobre Melhoria do transporte público incluindo opção aquaviária, ciclovias e caronas: temos opções além do automóvel e dos congestionamentos?” e discutir bons exemplos, projetos e práticas para a região.

 

RODA DE CONVERSA SOBRE RESÍDUOS

Dia 07/10 das 17h às 19h no Circo Burlesco em Ilhabela 

Convidados confirmados:

Marcos José de Abreu, Coordenador da Revolução dos Baldinhos - Projeto de compostagem urbana em Florianópolis

Victor Hugo Argentino, Morada da Floresta - pioneira na compostagem doméstica no Brasil

Fernanda Cortez, (Um lixo a Menos) e Eduardo Melchert

Para essa última roda do dia, o objetivo é abordar consumo e os resíduos que produzimos decorrentes dele. “Como podemos agir para reduzir os resíduos que produzimos?” Marcos e Victor, dois convidados com experiências em compostagem em larga escala estarão presentes para compartilhar seu conhecimento, enquanto Fernanda Cortez aborda sobre o consumo e Eduardo Melchert, por sua vez, complementa com sua experiência prática na gestão de uma pousada que realiza ações para o produzir o mínimo de resíduos e impactos ambientais. 

 

No dia 08, é a vez da Rua da Praia, em São Sebastião, ser palco de importantes rodas de conversa.

 

RODA DE CONVERSA VIDA E SOCIEDADE NO SÉCULO 21

Dia 08/10 das 11h00 às 13h00 na Rua da Praia em São Sebastião 

Convidados confirmados: Bruno Simões, Priscila Siqueira, Sandra Lourenço. 

Vida e sociedade no século XXI e discussão  sobre igualdade de gêneros. Como combater preconceitos, solucionar problemas de violência e  tornar a sociedade mais igualitária?”. Priscila Siqueira, jornalista de São Sebastião, vai compartilhar a sua luta por igualdade de gênero e combate à violência contra a mulher. Sandra, é assistente social da Associação de Amparo à Mulher Sebastianense. Já o psicólogo Bruno Simões completa com sua experiência em grupos reflexivos autuados na Lei Maria da Penha.

 

RODA DE CONVERSA SOBRE ECONOMIA COLABORATIVA

Dia 08/10 das 14h00 às 16h00 na Rua da Praia em São Sebastião 

Convidados confirmados:

Nathália Raggi, Socióloga, mestra em Educação e Gerente de Comunidade do Elo7, maior marketplace de produtos criativos da América Latina.

Camila Haddad, Administradora, mestre em desenvolvimento sustentável e criadora do Cinese.

Xan Paul, criador e desenvolvedor da plataforma Time Baking.

É a vez da economia colaborativa e criativa entrar em cena. Personagens atuantes nesse segmento trazem suas bagagens e debatem sobre Qualificação da produção local e novas formas de troca e renda baseadas na colaboração: qual o impacto da economia criativa em nossas cidades?”

 

RODA DE CONVERSA SOBRE CENÁRIOS FUTUROS

Dia 08/10 das 17h00 às 19h00 na Rua da Praia em São Sebastião 

Convidados confirmados:

José Eli da Veiga, professor sênior do Instituto de Energia e Ambiente da USP (IEE-USP), colunista do Jornal Valor Econômico, da Página 22 e da Rádio USP.

Daniel Young, Diretor da Fatec de São Sebastião. É consultor ambiental no Litoral Norte de São Paulo. Tem experiência na área de Tecnologia Ambiental com ênfase em Gestão Ambiental Portuária, Licenciamento Ambiental, Zoneamento Ecológico-Econômico e Relação Porto-Cidade.

Beto Francine, membro representante no CONSEMA, ambientalista conhecido no Litoral Norte por sua luta em prol da preservação ambiental.

Cenários futuros das duas cidades litorâneas motivam esse debate tendo com tema macro “Mudança climática, megaempreendimentos, boom populacional, orçamentos inchados por royalties do petróleo e crise econômica: com tantos desafios, como como construir nosso futuro comum?”.  

 

Contato:

Ricardo Anderaos: anderaos@latitude.com.br

Tatiana Araujo: tatiana@flowdesenvolvimentosustentavel.com

Marcela Stump: stump.marcela@gmail.com 

Mais informações sobre programação também no Facebook