Mobilização de Conselhos de Juventudes garante políticas orçamentárias para a participação de grupos sociais excluídos nos espaços de decisão
O Brasil tem cerca de 50 milhões de jovens atualmente. Isso representa quase 1/4 de toda a população do país. A proporção de jovens é expressiva, mas nos últimos anos há uma tendência de redução: nos anos 2000 os jovens representavam 28,2% da população e em 2015 passaram para 25,44%.
Todavia, as juventudes brasileiras são sistematicamente invisibilizadas nas concepções de políticas e programas sociais e este cenário tem se agravado nos últimos anos. Iniciativas anteriores voltadas para esta população vêm sofrendo cortes orçamentários, sendo despotencializadas ou descontinuadas. É importante que todas as esferas de gestão pública atentem para o cuidado integral e transversal das juventudes brasileiras, com atenção à equidade, e incluindo jovens em instâncias deliberativas e de formulação de políticas públicas.
O Engajamundo é uma rede de jovens que acredita que se mudarmos a nós mesmos, o nosso entorno e nos engajarmos politicamente, podemos transformar as nossas realidades.