O movimento foi criado após um conselho global de profissionais da moda se sensibilizar com o desabamento do edifício Rana Plaza em Bangladesh, que causou a morte de mais de mil trabalhadores da indústria de confecção e deixou mais de 2.500 feridos. A tragédia aconteceu no dia 24 de abril de 2013, e as vítimas trabalhavam para marcas globais, em condições análogas à escravidão. A campanha #QuemFezMinhasRoupas surgiu para aumentar a conscientização sobre o verdadeiro custo da moda e seu impacto no mundo, em todas as fases do processo de produção e consumo. Realizado inicialmente no dia 24 de abril, o Fashion Revolution Day ganhou força e tornou-se a Semana Fashion Revolution, que conta com atividades promovidas por núcleos voluntários, em mais de 100 países. No Brasil, o movimento atua há 8 anos e hoje está estabelecido como Instituto Fashion Revolution Brasil. Durante a Semana Fashion Revolution, e ao longo do ano, realiza ações e projetos que promovem mudanças de mentalidade e comportamento em consumidores, empresas e profissionais da moda.
'Faça parte da revolução da moda!' é um convite à todes aqueles que acreditam em uma Indústria da Moda que seja limpa, segura, justa, transparente e responsável. Por meio da moda podemos criar consciência sobre os impactos socioambientais do setor, celebrar as pessoas por trás das roupas, e incentivar a transparência e sustentabilidade em toda a cadeia produtiva. Acreditamos no poder de transformação positiva da moda, e na capacidade de união entre pessoas e organizações para mudar radicalmente a maneira como nossas roupas são produzidas e consumidas. Seja curioso, descubra e faça algo! Faça parte da revolução da moda!