A reciclagem da latinha de alumínio, produto presente em escala maciça no cotidiano das cidades, tem uma relevância imensa e super interessante para o planeta e para a sociedade. Seu ciclo, que dura aproximadamente 60 dias, começa no descarte correto pelo consumidor e segue para as cooperativas de catadores, que hoje, no Brasil, reúnem mais de 800 mil trabalhadores de material reciclável. A indústria, em parceria com as cooperativas, faz a compra do pós-consumo e o beneficiamento para reinserir as latinhas na cadeia produtiva.
Este ciclo resulta em avanços socioambientais importantes, como a diminuição dos resíduos nos aterros sanitários e a consequente queda das emissões de CO₂ e a economia de energia e água em comparação à produção de alumínio novo. Somam-se a estes resultados o aumento do faturamento da empresa, geração de renda, mais oportunidades de emprego e a preservação das reservas de bauxita, minério que é a principal matéria prima do alumínio.
Por isso, entender o ciclo de vida de uma latinha é conhecer como nosso planeta está sendo cuidado e preservado. Aqui no Brasil é a Novelis, patrocinadora da Virada Sustentável São Paulo 2024 e líder mundial em laminação e reciclagem de alumínio, a responsável por devolver a lata pós-consumo para a sua cadeia produtiva, contribuindo diretamente com a circularidade do produto.
Oferecimento: Novelis