Escolas baseadas na natureza aumentam resiliência climática urbana e índices de saúde e bem-estar
Escolas baseadas na natureza aumentam resiliência climática urbana e índices de saúde e bem-estar. Espaços escolares ricos em natureza são fundamentais para a qualidade de ensino, ampliação das práticas pedagógicas para além da sala de aula e adaptação à crise climática. Aumento da temperatura, eventos climáticos extremos já não são mais uma previsão científica e sim uma realidade. Escolas Baseadas na Natureza é uma proposta inovadora do Programa Criança e Natureza que contribui com a mitigação dos efeitos das crises socioambientais e, mesmo tempo, promove o acesso e a conexão das crianças e de toda a comunidade escolar à natureza e a um meio ambiente mais saudável e biodiverso.
As escolas são dos equipamentos mais numerosos e com maior capilaridade nas cidades, por isso são vitais ao atendimento de crianças e adolescentes das cidades e funcionam como centros de irradiação de cultura e convívio comunitário. São também espaços fundamentais para a promoção da saúde e bem-estar de crianças, famílias e educadores, podendo desempenhar um papel relevante na rede de áreas verdes urbanas e ainda contribuir para o letramento climático de sua comunidade, inserindo as escolas dentro das estratégias de resiliência urbana.
Esse conceito de escolas baseadas na Natureza está alinhado com marcos legais e diretrizes de organizações internacionais, como The Necessity of Urban Green Space for Children’s Optimal Development (UNICEF), Greening Education Partnership (UNESCO) e General Comment on Children’s Rights and the Environment with a Special Focus on Climate Change (General Comment No. 26) (ONU), entre outros.
O Programa Criança e Natureza, do Instituto Alana, tem o propósito de defender o direito de toda criança a viver em um meio ambiente saudável, fortalecendo o seu vínculo com a Natureza. Suas ações estão distribuídas em cinco eixos de atuação:
* Educação (Promover o desemparedamento das crianças, com espaços escolares mais verdes e desafiadores, em interação com o território)
* Cidades (Fomentar cidades brincantes e amigáveis às crianças, com mais espaços públicos verdes, acessíveis, distribuídos de forma justa)
* Saúde (Valorizar o contato com a Natureza como elemento essencial para a saúde física e mental)
* Conservação da Natureza (Defender a interdependência, mostrando que a natureza é importante para criança, assim como a criança é importante para a natureza)
* Clima (Fomentar reflexão a respeito da importância da justiça climática e socioambiental para crianças e adolescentes e promover a defesa de seus direitos e do meio ambiente com absoluta prioridade)
Além do Projeto TiNis – Terra das Crianças que pretende nutrir o vínculo emocional das crianças com a Natureza por meio do plantio.