Carregando Eventos

Festival Favela Sustentável – Salão Verde Externo

Data e Horário:
18/10 - 09:00 - 16:30
Categoria:
Tags:
Inscrições:
Sobre o evento:

Rede Favela Sustentável

A Rede Favela Sustentável é uma rede formada por mil integrantes, mobilizadores comunitários de mais de trezentas favelas e aliados técnicos. Trabalhamos integrados na luta por justiça climática por meio da realização do potencial das favelas como modelos de comunidades sustentáveis. As favelas representam oportunidades para o desenvolvimento sustentável – para além de modelos formais tradicionais – com base nas inúmeras qualidades das próprias favelas. A Rede Favela Sustentável trabalha para reconhecer, fortalecer e desenvolver modelos concretos para o desenvolvimento sustentável das favelas do Rio de Janeiro, catalisando sinergias de maneira transversal por intermédio dessas iniciativas.

O 2º Festival Favela Sustentável terá diversas atividades simultâneas ao longo deste grande dia. Com o foco no tema “Favela no Centro das Soluções Climáticas”, e este ano pautando a COP30, teremos diversas atividades organizadas por dezenas de coletivos de favelas de todo o Grande Rio. Recebemos, analisamos e conseguimos montar uma programação que conta com 145 atividades (quase 50% a mais do que no ano passado).

PROGRAMAÇÃO SALÃO VERDE EXTERNO
9:00-10:00 – Atividades de Reconexão com a Natureza (Coletivo Banho de Floresta RJ)
9:00-10:00 – Jogo de Educação Ambiental Climática ODS (Defensores do Planeta/Santa Cruz)
9:00-10:00 – Roda de Conversa e Oficina Bike de Cria (Pedala Queimados)
10:00-11:00 – Bora Criá (Casa Dois/Casa Branca)
10:00-11:00 – Promoção da Saúde com um Personal (Instituto Nacional Lar dos Sonhos/Vila Cruzeiro)
11:00-12:00 – Roda de Conversa com Erveiras e Erveiros do Salgueiro
12:00-13:00 – De Mãos Dadas por Alimentos Melhores: Roda de Conversa com CONSEA-Rio
12:00-13:00 – Okàn Odò Vivência Lúdica e Educativa para Crianças (Instituto Terreiro Sustentável/Sepetiba)
13:00-14:00 – Projeto Intergeracional: “Pequenas Hortas & Grandes Resultados” (Casa de Santa Ana/CDD)
13:00-14:00 – Oficina de Germinação e Produção de Brotos (Coletivo Raízes)
14:00-15:00 – Conversa de Vó na Cozinha (Doces Lembranças por Claudia Queiroga/Nova Campinas)
14:00-15:30 – Oficina de (Vermi) Compostagem (Minhocario Arboreum)
15:00-16:00 – Plantas que Cuidam da Terra e de Nós: Biocosmética, Alimentação e Sistemas Agroflorestais (Projeto Donas da Agro da Associação Mulheres da Parada São Jorge/São Gonçalo)
15:00-16:30 – Capoeira em Ação (Associação Galeria de Heróis/Furquim Mendes)
15:30-16:30 – Gestão Solidária de Resíduos (Lixo Zero/Coleta Seletiva Solidária/Praça Seca)

Para saber a programação completa:
https://bit.ly/FFS2programacao

Lançaremos a “Carta COP30 das Favelas” numa coletiva de imprensa. Teremos apresentações culturais, feiras, rodas de conversa, espaços de cura, oficinas manuais, exposições e uma área voltada para saúde e soberania alimentar – tudo aberto ao grande público! É só chegar!

Local:

Fundição Progresso

Rua dos Arcos, 24, Centro Rio de Janeiro – RJ
Rio de Janeiro, RJ 20230-060 Brasil

Este evento já passou.

Festival Favela Sustentável – Salão Verde Externo

18/10 - 09:00 - 16:30

Fundição Progresso

Fundição Progresso

Rua dos Arcos, 24, Centro Rio de Janeiro – RJ
Rio de Janeiro, RJ 20230-060 Brasil