Readequada às regras impostas pela pandemia, a Virada Sustentável Porto Alegre abriu a edição de 2020 com um fim de semana de arte, debates, aula de cozinha e programa que mostra iniciativas sustentáveis e positivas em comunidades da Capital. As atividades foram transmitidas pela TVE e pelo Facebook e YouTube da Virada Sustentável Porto Alegre. Veja o que rolou, ainda dá tempo de assistir!
No sábado e domingo, a Virada levou para a Redenção duas réplicas em grande formato do jaguaretê e da coruja. A Fauna Guarani é o resultado do trabalho desenvolvido pelo artista Xadalu com aldeias Mbya-Guarani. A obra encantou adultos e crianças que passaram pelo local e foi notícia em rede nacional pela CNN. Veja em vídeo
O geógrafo Nelson Fujimoto, doutorando em Políticas Públicas na UFRGS, conduziu o painel de abertura da Virada: Internet, Inteligência Artificial e o Futuro das Cidades, que discutiu problemas e soluções em relação a um mundo cada vez mais conectado e com um acelerado avanço de novas tecnologias digitais. Clique aqui para rever.
O fim de semana também teve reflexões sobre economia circular com a diretora de Economia Circular da Braskem, Fabiana Quiroga, o diretor de Relações Institucionais, Comunicação e Sustentabilidade da CMPC Brasil, Daniel Ramos, ea gerente de Meio Ambiente na Gerdau, Cenira de Moura Nunes. A mediação foi da jornalista Sabrina Thomazi. Assista aqui!
O espetáculo audiovisual de abertura da Virada Sustentável Porto Alegre 2020 foi uma amostra da diversidade artística do Estado. O vídeo conceitual convidou a uma nova maneira de olhar o planeta. As apresentações d'A Sbórnia Kontr’Atraca, da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul e da fanfarra ProBloco são imperdíveis. Para assistir muitas vezes!
As aulas de alimentação saudável são um dos pilares da Virada Sustentável. Na edição de 2020, começamos com uma convidada muito especial. A criadora do projeto Favela Orgânica, Regina Tchelly, ensinou a preparar um risoto de casca de melancia enquanto contou sua trajetória inspiradora para evitar o desperdício de alimentos. Aprenda a fazer!
A Virada também deu visibilidade a histórias inspiradoras, iniciativas positivas e debates sobre sustentabilidade. É o Virada nas Antenas, que visita oito comunidades de Porto Alegre, a começar pela Ilha da Pintada e pela Chácara do Primeiro. Se você perdeu, assiste aqui!