Virada Sustentável POA 2023 agita programação da cidade com shows e ações socioambientais em pontos tradicionais da Capital

Compartilhe:

Festival promoverá dezenas de atividades gratuitas entre os dias 8 e 19 de novembro

 

Um dos maiores festivais de sustentabilidade do Brasil, a Virada Sustentável agita mais uma vez a cena cultural de Porto Alegre e convida para atividades de conscientização socioambiental entre os dias 8 e 19 de novembro. Na programação, há atividades para todas as idades e públicos, em lugares tradicionais da Capital, como Redenção, Casa de Cultura, Orla do Guaíba, Largo dos Açorianos e Theatro São Pedro, todas com entrada gratuita. A Virada POA é financiada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet. 

Neste ano, a Virada Sustentável POA apresenta desde a entrega de mural gigante da ginasta Daiane dos Santos – obra de Kelvin Koubik que ficará de presente para a cidade – a concerto com Vitor Kley e Orquestra da Ulbra na Redenção, lançamento de uma nova orquestra para a cidade em espetáculo assinado por Luciano Alabarse no Theatro São Pedro, exposição "Dá Pra Reciclar?, explicando tudo que gostaríamos de saber sobre reciclabilidade, mais uma edição de Noite Iluminada, na Ponte de Pedra, instalação de Eduardo Srur na Orla do Guaíba e o plantio da primeira Microfloresta Urbana de Porto Alegre, entre tantas outras atrações culturais e socioambientais. 

“A programação desta 8ª edição da virada é popular, diversificada e sofisticada. Vai do muralismo, fazendo brilhar Daiane dos Santos, à instalação de um PET gigante na orla, fazendo tremer nossas consciências; vai do samba e do hip hop à música erudita, com orquestras no Theatro São Pedro e na Redenção”, diz Vitor Ortiz, um dos coordenadores da Virada Sustentável POA.

A Virada acontece em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e adota os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, uma agenda seguida por 193 países. Os quatro focos desta edição são redução das desigualdades, consumo e produção responsáveis, ação contra a mudança global do clima e vida terrestre. Neste ano, o evento reuniu em um Conselho Criativo 7 experts em sustentabilidade, que co-criaram a programação socioambiental.

“Os ODS são uma agenda que busca um mundo sustentável até 2030, ou seja, a meta é ver, na prática, muita coisa nos próximos sete anos. Para isso acontecer, é importantíssimo que as pessoas na cidade tragam para suas vidas as práticas sustentáveis, e é com isso em mente que o Conselho Criativo da Virada criou atividades bem práticas sobre resíduos, microflorestas, valorização das pessoas que trabalham com resíduos em POA, sobre a conexão dos rios voadores da Amazônia com o Pampa, entre muitas outras atividades conectadas aos 4 ODS prioritários deste ano, que estão por toda a programação”, ressalta Julia Caon Froeder, também coordenadora da Virada Sustentável POA.

Os eventos artísticos da Virada contam com recursos de acessibilidade, sinalização para PCDs, libras, audiodescrição ou legendagem e são realizadas em locais acessíveis. As instalações de arte urbana e artes visuais terão placa com QR Code remetendo para a audiodescrição das obras, o que pode ser acessado pelo celular.

 

Homenagem à Daiane dos Santos

Para marcar a realização da Virada na Capital, o artista Kelvin Koubik foi convidado a fazer um mural gigante da ginasta Daiane dos Santos. A homenagem destacará em primeiro plano a força de uma menina que conquistou o mundo, além de aspectos significativos da trajetória pessoal e esportiva. Pintado no edifício da Fecomércio, localizado na elevada da Conceição, entrada de Porto Alegre, o mural "DOS SANTOS" terá quase 50 metros de altura, e aproximadamente 900 metros quadrados. 

 

Estreia de nova Orquestra no São Pedro

A abertura da Virada Poa, dia 8 (quarta-feira), marcará o lançamento de uma nova orquestra da cidade: a SimJazz – Orquestra Sinfônica de Jazz, do diretor, condutor e arranjador Edu Martins e composta por 27 músicos, exibirá um espetáculo único no Theatro São Pedro. A apresentação contará com projeções de paisagens do Rio Grande do Sul, em imagens de Luiz Carlos Felizardo, fotógrafo porto-alegrense que, ao longo de seus mais de 40 anos de carreira, atingiu relevância nacional. Também haverá participações especiais de Vitor Ramil, Ernesto Fagundes e Paola Kirst. A direção geral do espetáculo é de Luciano Alarbarse.

Entre os dias 10 e 12 de novembro (de sexta-feira a domingo), haverá dezenas de atividades na Travessa dos Cataventos, no Teatro Carlos Carvalho, na Sala Chico Stockinger, no Teatro Bruno Kiefer e no Jardim Lutz. A Casa de Cultura Mario Quintana se transformará na Casa dos ODS, em referência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, metas globais estabelecidas pela ONU, e receberá atividades temáticas voltadas para diferentes públicos — na sexta-feira (10), voltado para o público escolar, no sábado (11), apresentando a cultura funk, soul e do hip hop, e no domingo (12), samba de muitas gerações.

 

Concerto com Vitor Kley e Orquestra da Ulbra na Redenção

No feriado do dia 15 (quarta-feira), a partir das 17h30min, o Parque da Redenção receberá o Concerto "Vitor Kley e Orquestra da Ulbra". O espetáculo reunirá o porto-alegrense que tomou os palcos de todo o Brasil, Vitor Kley, e a artista Negra Jaque, acompanhados pela versatilidade da Orquestra da Ulbra.

Kley é um dos músicos mais populares do cenário brasileiro atual, com várias músicas que conquistaram o público. Neste concerto, concebido especialmente para a Virada, serão apresentados grandes sucessos do cantor, como "Adrenalizou", "O Sol", "Morena", "A Tal Canção pra Lua", "Pupila" e outras músicas populares.

 

Noite Iluminada no Largo do Açorianos valoriza o mês da consciência negra

A agenda da Virada POA tem uma sequência de atividades para valorizar e destacar a representatividade da comunidade negra. No dia 11 (sábado), a programação no Largo dos Açorianos terá o show "Um Novo Dia ao Amanhecer", de Gil Collares; a performance "Corpo Negro Gaúcho - um olhar pela dança afro contemporânea", com Tiago Cunha; além de apresentações do Gueto Trio Encontra Grupo e da Banda Senzala. O encerramento será com a projeção Orgulho Negro, da videomaker Jana Castoldi: um videomaping que celebra Daiane dos Santos e muitas outras personalidades negras de Porto Alegre e do Estado, às quais devemos maior espaço e valorização.

Também no sábado (11), a Casa de Cultura Mario Quintana receberá atividades em referência ao Mês da Consciência Negra. Haverá uma apresentação do Restinga Crew, popular grupo de dança hip hop da Restinga e também o Slam do Vida, uma competição de poesia falada (Poetry Slam), e muita música com a DJ Elle P e com o grupo Conexão Katrina. 

Samba e Carnaval serão os destaque na CCMQ no domingo (12), com o bate-papo “Nós e o Carnaval”, com Vinicius Brito, e roda de samba com Thiago Ribeiro e amigos. O bloco Avisem a Shana que Sábado vai Chover encerra a programação do dia.

A programação da Virada Sustentável também será marcada também pela pré-inauguração do Museu do Hip Hop e por uma homenagem aos 50 anos desta manifestação cultural popular, ao mesmo tempo em que alerta para o combate ao racismo com base na meta estabelecida no ODS 10: reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles. O evento encerra a Virada POA no dia 19, véspera da data de Zumbi dos Palmares. Durante todo o dia, o evento terá uma ação socioambiental sendo realizada em parceria com o projeto de Horta Urbana do MHH e um graffiti da Crew do Beco. A programação inclui um espetáculo de dança e uma batalha break organizada pela Federação Gaúcha de Break, com início às 14h. Na sequência, rola uma apresentação hip hop da banda Cristal & Nitrodi.

 

Alerta para os temas ambientais

Entre os dias 17 a 19 de novembro, de sexta-feira a domingo, o foco será em questões sociais e ambientais que impactam o nosso dia a dia, como o consumo e a produção responsáveis. Haverá visitas a unidades de triagem e uma instalação artística que abordará o tema da reciclagem, com a PET gigante, obra do artista Eduardo Srur, que estará no trecho 1 da Orla, próximo ao restaurante 360.

A agenda inclui a instalação artística "Rios Voadores", na Redenção. Essa representação visual e sensorial dos rios amazônicos destaca sua importância na formação das chuvas no Brasil, usando tecidos holográficos azuis para evocar a conexão entre rios e o ciclo da água. A obra, com elementos de água do chafariz e espelho d'água, simboliza a interdependência dos ecossistemas e convida os espectadores a refletirem sobre a preservação dos recursos hídricos e a necessidade de ecossistemas sustentáveis. Junto à instalação, haverá a obra audiovisual Evapotranspiração, criada por Jana Castoldi. 

A importância das árvores no combate à mudança do clima também será valorizada no plantio de 300 mudas em 100m² da Escola Alberto Torres. Será a primeira Microfloresta Urbana de Porto Alegre.

Também haverá atividades de conscientização a respeito da reciclagem. A Virada Sustentável POA 2023 ainda terá as instalações do Projeto Museu de Resgates, Edifício Cristal e Miniarte. No braço ambiental da programação, haverá entre os dias 10 e 12 de novembro, na Casa de Cultura Mario Quintana, a exposição "Dá Pra Reciclar?". Nela, os visitantes conhecem mais sobre a reciclabilidade de diversas embalagens de produtos que consumimos no dia a dia, curiosidades do universo da reciclagem e a realidade das Unidades de Triagem que fazem a Reciclagem de Porto Alegre acontecer. Colaborando com a reciclagem correta dos resíduos, o evento proporcionará a coleta de resíduos eletrônicos em diversos pontos da cidade.

O evento envolve a participação de organizações da sociedade civil, artistas, órgãos públicos, empresas, escolas e universidades, coletivos de cultura e movimentos sociais.

A Virada Sustentável Porto Alegre 2023 é financiada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, e tem o patrocínio de Sulgás, CMPC, Ventos do Sul e Randon, além do Apoio de Unifértil, Grupo Zaffari, Fraport, Nutrire e Tintas Renner. O Festival também conta com a parceria das Nações Unidas, Sistema Fecomércio, Museu do Hip Hop, Casa de Cultura Mario Quintana e Theatro São Pedro. Uma co-realização da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e uma promoção de Sinergy, RBS TV, FM Cultura e TVE 50 Anos. A realização é da Virada Sustentável e Ministério da Cultura, Governo Federal.

 

Sobre a Virada Sustentável

A Virada Sustentável é um movimento de mobilização para a sustentabilidade que organiza o maior festival sobre o tema na América Latina e um dos maiores do mundo. Ocorre em diferentes cidades do país e, em 2019, foi reconhecido pela ONU como um dos três eventos mais importantes na promoção dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Em Porto Alegre, chega a sua oitava edição. A Virada Sustentável traz amplo número de atividades culturais e artísticas que promovem a conscientização ambiental e social. O objetivo é contribuir para a construção de um mundo melhor e mobilizar pessoas para uma guinada sustentável, a partir de uma abordagem positiva, propositiva, que não apenas aponte problemas, mas também caminhos e soluções possíveis para a sociedade.

Receba as notícias
da Virada Sustentável