Virada Sustentável POA terá mural gigante em homenagem a Daiane dos Santos

Compartilhe:

A Virada Sustentável Porto Alegre vai para a oitava edição e, para marcar a realização do evento na Capital, convidou o artista Kelvin Koubik para criar um mural gigante da ginasta Daiane dos Santos. A homenagem destacará em primeiro plano a força de uma menina que conquistou o mundo, além de aspectos significativos da trajetória pessoal e esportiva.

 O mural DOS SANTOS terá quase 50 metros de altura, e aproximadamente 900m metros quadrados. Será pintado no edifício da Fecomércio, localizado na elevada da Conceição, entrada da Capital. No ano passado, como parte da programação da Virada Sustentável POA, Kelvin Koubik fez um mural de 50 metros do ambientalista gaúcho José Antonio Lutzenberger no prédio do IPE, que se tornou um ícone na luta pela preservação ambiental. 

"A homenagem à Daiane é feita no momento de sua plenitude como representante das mulheres do mundo na ONU, como uma jovem negra, atleta e porto-alegrense que muito nos orgulha!", destaca Vitor Ortiz, um dos coordenadores da Virada Sustentável POA.

A homenagem deste ano é também uma referência aos 20 anos do primeiro título mundial conquistado por Daiane dos Santos, ouro no solo no Campeonato Mundial disputado em Anaheim, nos Estados Unidos. Ao longo da carreira, Daiane conquistou diversos ouros em etapas de Copa do Mundo, venceu uma Universíada, o Campeonato Pan-Americano de 2001, além de obter duas pratas e três bronzes em edições dos Jogos Pan-Americanos. Atualmente, Daiane é embaixadora da ONU Mulheres. 

A obra já está sendo desenhada e a previsão para a conclusão é 20 de novembro. A Virada POA ocorrerá entre os dias 8 e 19 de novembro, com atividades culturais e artísticas que promovem a conscientização ambiental e social. Toda a programação é gratuita.

A Virada Sustentável Porto Alegre 2023 é financiada por meio da Lei de Incentivo à Cultura Rouanet e tem o patrocínio de Sulgás, CMPC, Ventos do Sul e Randon, além do Apoio de Unifértil, Grupo Zaffari, Fraport, Nutrire e Tintas Renner. O Festival também conta com a parceria das Nações Unidas, Sistema Fecomércio, Museu do Hip Hop, Casa de Cultura Mario Quintana e Theatro São Pedro. Uma co-realização da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e uma promoção de Sinergy, RBS TV, FM Cultura e TVE 50 Anos. A realização é da Virada Sustentável e Ministério da Cultura, Governo Federal.

 

Sobre Daiane dos Santos

Daiane dos Santos é um dos maiores nomes da história da ginástica artística do Brasil e uma referência do esporte do Rio Grande do Sul. Natural de Porto Alegre, tem em seu currículo títulos mundiais e continentais, além de medalhas em três edições diferentes dos Jogos Pan-Americanos. Tornou-se a primeira brasileira a conquistar uma medalha de ouro em um Mundial de Ginástica, em 2003, quando venceu a competição de solo. Ela representou o Brasil nas Olimpíadas de Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012. Ao todo, conquistou nove medalhas de ouro em campeonatos mundiais. Atualmente, é comentarista de televisão, fundadora do Projeto Brasileirinhos e embaixadora da ONU Mulheres. A vida da ginasta será contada em um longa que está sendo produzido pela Maria Farinha Filmes. Ambientado nos anos 1990 e no início dos 2000, o projeto irá mergulhar na trajetória da primeira mulher negra do mundo a chegar ao lugar mais alto do pódio na modalidade solo.

 

Sobre Kelvin Koubik

Kelvin Koubik é artista visual e atua principalmente em murais de grandes dimensões. Muralista contextual, busca compreender as dinâmicas sociais e culturais dos locais onde irá desenvolver suas obras. Atuando com murais públicos e privados, dialogando com a pintura tradicional e a Arte Contemporânea, o trabalho do artista transita entre Arte Urbana e galerias de Arte. Recentemente, retornou de uma imersão artística na Amazônia, onde vivenciou e retratou a cultura ribeirinha do norte do Pará. Seus trabalhos estão espalhadas por diversas cidades e contextos, incluindo países como Catar, França, Grécia, entre outros. Frequentemente, desenvolve projetos junto a agências, escritórios de arquitetura e grandes marcas como Starbucks, Google, O Boticário, Bic, Melitta e outras.

Receba as notícias
da Virada Sustentável