Já estão abertos os editais Socioambiental Badesul e Cultural da Virada Sustentável 2020 para a seleção de espetáculos e atividades para a programação do festival. As inscrições podem ser feitas até 25 de janeiro. A Virada Sustentável irá ocorrer entre os dias 3 e 5 de abril em Porto Alegre.
A Virada Sustentável ocorre em diferentes cidades e, em Porto Alegre, chega a sua quinta edição. A cada ano, são oferecidas mais de cem atividades culturais e socioambientais totalmente gratuitas. Com o propósito de contribuir para a construção de um mundo melhor e mobilizar pessoas para uma guinada sustentável, a partir de uma abordagem propositiva, o evento transforma a Capital gaúcha e dá visibilidade a diferentes grupos e expressões artísticas. Em 2019, foram selecionadas 167 atividades de música, artes, ecogastronomia, zen e de bem-estar. O evento ocorre em três ecopontos (Vila Flores, Casa de Cultura Mario Quintana e Redenção) e, neste ano, terá também atividades descentralizadas.
Por meio dos editais, podem se inscrever diferentes iniciativas que buscam valorizar a cultura e a sustentabilidade. O objetivo é possibilitar que a comunidade construa a programação do evento em conjunto com a organização, de forma colaborativa e democrática. Podem participar grupos, artistas, oficineiros, palestrantes, organizações, fundações, movimentos, coletivos, escolas, faculdades e equipamentos culturais que apresentem projetos artísticos, culturais, de bem estar, sociais e ambientais em favor da sustentabilidade.
As inscrições podem ser realizadas até 25 de janeiro pelo site www.viradasustentavel.org.br e a divulgação dos resultados está prevista para fevereiro. Finalista do Prêmio Global Sustainable Development Goals Action Awards, da ONU, na categoria Mobilização de Indivíduos, Voluntários e Redes de Ação Coletiva para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Virada segue o conceito de sustentabilidade proposto pelos 17 ODS da ONU, uma agenda adotada por 193 países. Nesta edição, as temáticas que norteiam a programação irão tratar de fome zero e agricultura sustentável, saúde e bem estar, educação de qualidade, trabalho decente e crescimento econômico, redução das desigualdades, consumo e produção responsáveis e ação contra a mudança global do clima. Mas os projetos propostos podem abordar temas relacionados a outros ODS. Outra novidade de 2020 é que a curadoria do festival irá enfatizar e priorizar a causa negra.
A programação da Virada é organizada a partir de editais públicos abertos anualmente. Nesta edição, serão dois: o cultural e o socioambiental. O Edital Cultural Virada Sustentável busca espetáculos de música popular, grupos de jazz, teatro de rua, saraus, danças de rua, oficinas, performances artístico-culturais e espetáculos multiculturais.
O Edital Socioambiental Badesul Virada Sustentável procura projetos de alimentação saudável, educativos, esportivos, de bem estar, zen, sociais e ambientais em favor da sustentabilidade.
Nos editais, está prevista a seleção de 53 iniciativas socioambientais e 43 atividades culturais e artísticas financiadas (confira abaixo). Os números podem sofrer variações, pois estão vinculados ao processo de captação.