O Cabaré é uma das principais linguagens artísticas da Trupe Estrela, utilizada para comunicar questões macro/micro políticas pertinentes à atualidade, se utilizando da estética e estrutura cênica da linguagem do cabaré, na criação de números festivos, provocadores e intrinsecamente políticos. Com várias apresentações realizadas de 2017 a 2024, o trabalho se configura como “espetáculo-festa” mutante, pois, a cada montagem há novas urgências levantadas pelas integrantes e, consequentemente, novas cenas adaptadas aos cenários e contextos políticos do país e da cidade de Belo Horizonte.
A criação de autoria coletiva/compartilhada/colaborativa é essencialmente parte do processo de criação da Trupe Estrela, pois parte do princípio do Comum e porque é composta por artistas de diferentes regiões, etnias e linguagens artísticas, como: bailarinas, musicistas, artistas visuais, circenses, do cinema etc, que encontraram na criação coletiva sua principal metodologia e enxergam a horizontalidade de ideias/criações seus principais valores.
Hoje denominado Trupe Estrela, o Núcleo de Teatro do Espaço Comum Luiz Estrela surge com a ocupação do casarão da Rua Manaus, 348, que deu origem ao Espaço Comum Luiz Estrela após cessão de uso do imóvel pelo governo do estado de Minas Gerais, em 2013. Somos um coletivo de teatro que se dedica à experimentações estéticas para construções cênicas e processos formativos. Desde o início da ocupação, participamos de parte da programação artística do espaço, além da presença na produção de eventos dentro e fora do casarão.
Artista/Grupo: Trupe Estrela