CURA participa da Virada Sustentável com ação artística no CRJ
O CURA – Circuito Urbano de Arte – foi convidado pela Virada Sustentável para assinar a curadoria de uma intervenção artística que ocupará uma parede do CRJ (Centro de Referência da Juventude), nos dias 10 e 11 de maio. A ação contará com uma collab inédita formada por quatro artistas visuais: Efe Godoy, Julianismos, Valentino Pelé e Wannata, selecionades pela curadoria do CURA, realizada por Jana Macruz e Priscila Amoni. A proposta parte da transversalidade do tema “sustentabilidade”, entendida em suas múltiplas dimensões – ambiental, social, política e afetiva – com especial atenção às vivências e potências LGBTQIAP+. A pintura será fruto de um processo coletivo, iniciado com uma imersão criativa no próprio CRJ, no dia 6 de maio. O laboratório, com duração de quatro horas, será conduzido pelas curadoras e servirá como espaço de troca, reflexão e elaboração conjunta entre artistas, a partir do território e dos temas propostos. Com esta ação, o CURA reforça sua vocação de promover arte pública engajada, acessível e conectada com as urgências do presente, transformando espaços urbanos em plataformas de diálogo, resistência e imaginação coletiva.
Pintura mural colaborativa no CRJ
📅 10 e 11 de maio de 2025
📍 Centro de Referência da Juventude (CRJ) – Belo Horizonte/MG
🎨 Com Efe Godoy, Julianismos, Valentino Pelé e Wannata
🧭 Curadoria: Jana Macruz e Priscila Amoni (CURA)
📲 Acompanhe: @cura.art
Valentino Pelé – Fabiano Valentino, mais conhecido como Pelé, é um dos principais artistas visuais do Morro do Papagaio. Com diversos projetos culturais, entre eles o mais famoso, o Favela Bela, Pelé constrói cores e narrativas ao longo de toda a comunidade com muralismo. Além de artista é um mobilizador cultural e forte liderança comunitária.
Instagram: https://www.instagram.com/valentinopele/
Juliana (Julianismo) – Vive e trabalha em Belo Horizonte. É graduanda em Artes Visuais pela EBA/UFMG. Sua trajetória artística transita entre diferentes espaços e suportes, tendo como foco principal a pintura. Investiga as características expressivas da figura humana, explora as proximidades do ato do retrato como possibilidade de acesso às questões de identidade e de raça, mesclando sua própria história às subjetividades e memórias, individuais e coletivas, da pessoa retratada. Sua prática utiliza elementos composicionais como objetos, acessórios, cores, estampas e as interações que inscrevem o corpo no espaço. Suas pinturas discutem a relação entre o jovem belorizontino/brasileiro e seu cotidiano, suas relações, escolhas, conflitos, afetos, amizades, sonhos e, principalmente, sua interação com o circuito cultural dos lugares que vive.
Instagram: https://www.instagram.com/julianismo_/
Wanatta – Artista visual, licenciado pela Escola Guignard (Universidade Estadual de Minas Gerais), arte educador, produtor cultural e grafiteiro. Wanatta Rodrigues é um expoente no cenário artístico de Belo Horizonte. Nascido no Alto Vera Cruz, ramifica suas raízes por toda a cidade. Construindo territórios, ressignificando lugares e deslocando espaços, ele provoca um sismo na geografia belo-horizontina ao intervir na paisagem urbana.
Instagram: https://www.instagram.com/wanatta_streetart/
Efe Godoy – Artista visual míope, poeta, transvestigenere, ELA/dela, fazedora de imagens.
Pesquisa hibridismo em suas variadas linguagens (vídeo, desenho, pintura, performance, música) com ênfase em recortes de memórias da infância e fabulações espontâneas. Efe Godoy, natural da cidade de Sete Lagoas/MG, hoje vive e trabalha em Belo Horizonte. Passeou pela Escola Guignard UEMG e continua sua formação por meio de vivências em residências no Brasil e exterior.
Instagram: https://www.instagram.com/efegodoy/
Artista/Grupo: Valentino Pelé, Juliana (Julianismo), Wanatta, Efe Godoy